[Botão WhatsApp]

Tipos de multa administrativa e como recorrer

Introdução
Uma multa administrativa é um sanção emitida por instituições públicas a qualquer cidadão que descumpre leis, regras e normas de ordem pública. As multas administrativas são uma forma de punição para corrigir o comportamento incorreto e evitar a reiteração da infração. Neste artigo você compreenderá os principais tipos de multas administrativas, suas características e o recurso para anulá-las.

Desenvolvimento

Tipos de multas administrativas
As multas administrativas podem ser divididas em três classes principais:

Multas civis: são aplicadas com o objetivo de punir um comportamento contra a norma. Elas são mais comumente aplicadas quando há violação de regras de trânsito e de ordem pública.

Multas penais: são multas aplicadas quando há suspeita de crimes, e têm como objetivo punir aqueles que violam a lei. Elas são mais pesadas do que as multas civis.

Multas fiscal: são aplicadas quando há descumprimento de leis de tributação. Elas têm como objetivo punir os contribuintes que não pagam os seus impostos devidos e/ou não pagam no prazo legal.

Como recorrer
Independentemente do tipo de multa aplicada, o contribuinte pode apresentar a defesa para não pagar ou mitigar o pagamento da multa. O principal meio de recurso é o processo administrativo. Nesse processo o contribuinte tem o direito de apresentar sua defesa em um prazo determinado e obter uma decisão que possa somar argumentos à sua defesa. Além disso, há ainda a possibilidade de entrar com recurso judicial para questionar a legalidade da penalidade.

O contribuinte também tem a possibilidade de entrar com um pedido de redução de multa, para que a sanção seja mitigada considerando alguns fatores: a extensão da infração, a condição econômica do infrator, o nível de responsabilidade do autor e outras circunstâncias específicas da situação.

No entanto, é importante lembrar que reduzir ou não pagar a multa não anula o ato infracional. O contribuinte é responsável pelos erros cometidos e pode ter que responder por eles em outras esferas.

Conclusão
As multas administrativas são aplicadas com o intuito de punir ações que infrinjam a lei e devem ser consideradas sérias. Para entender melhor a sua multa e como recorrer contra ela, é importante que o contribuinte busque as informações corretas e entenda bem os recursos à sua disposição. Se você foi multado e deseja entender o que é, e como recorrer para anular a multa administrativa, procure um especialista, que poderá lhe orientar de forma segura.

Comentários

Inserir comentários

Nome:

E-mail:

Comentários:

j7b

Últimos comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar :)

Mais artigos

Buscar pelo código do artigo

Navegar por categorias

#00181

O que é multa por infração administrativa?

Infrações Administrativas ➥ Doutrina e Conceitos

Acessar

#00139

O que é a cassação da CNH?

Cassação CNH ➥ O que é e como recorrer

Acessar

#00050

Lei seca e recusa

Defesa Lei Seca ➥ O que é e como recorrer

Acessar

#00194

Indenização de R$ 200 mil a filhas de vítima de motorista embriagado

Advogado em São Paulo ➥ artigo jurídico

Acessar

#00270

Impacto da Lei Seca na Segurança Viária

Defesa Lei Seca ➥ Jurisprudências

Acessar

#00095

Como funciona a lei seca no Brasil.

Defesa Lei Seca ➥ Jurisprudências

Acessar

#00080

Defesa Recurso: Seguir veículo em serviço de urgência

Multas de Trânsito ➥ Jurisprudências

Acessar

#00146

Gravidade do crime pode Igualar: Pena por Homicídio x Suspensão CNH

Jurisprudências de Direito de Trânsito ➥ Gravidade do crime pode Igualar: Pena por Homicídio x Suspensão CNH

Acessar